Estratégia de Autoavaliação do PPMEC
Escopo da autoavaliação
O programa de Pós-Graduação em Sistemas mecatrônicos (PPMEC) instituiu em outubro de 2021 uma Comissão de Autoavaliação composta por três ex-coordenadores. O escopo da Comissão de Autoavaliação é o seguinte:
- Levantamento e acompanhamento de métricas e metodologias para avaliar a qualidade das teses e dissertações;
- Levantamento e acompanhamento de métricas e metodologias para avaliar a evasão discente;
- Levantamento e acompanhamento de métricas e metodologias para avaliar a produção intelectual e técnica do programa;
- Proposta de metodologias para acompanhamento de egressos;
- Proposta de ações e procedimentos a serem executados com indicação dos responsáveis pela sua execução
Ferramentas
A comissão de autoavaliação adotou as seguintes ferramentas para acompanhamento da qualidade da produção intelectual:
- Sistema de gestão de informações da UnB (SIGAA);
- Ferramenta Scival (Scopus);
- Planilha de classificação de periódicos Qualis Capes 2017-202;
- Plataforma CV Lattes;
- Microdados do programa obtidos através da plataforma Sucupira;
- Questionários para discentes, egressos e corpo técnico, assim como acompanhamento de carreira de egressos pela rede social Linked-In.
Indicadores
Os índicadores de autoavaliação para acompanhamento da qualidade da produção intelectual adotados foram os seguintes:
- Número de publicações em cada Quartil Scopus, e em cada estrato Qualis Capes;
- Número de citações das produções intelectuais;
- Índice h dos professores permanentes e índice h2 do programa;
- Número de projetos com financiamento externo;
- Cooperação internacional, nacional e corporativa do programa. Este indicador foi medido com base no número de publicações com grupos internacionais, nacionais e com
empresas; - Número de patentes depositadas e concedidas;
- Número de programas de computador com e sem registro.
Para o levantamento desses indicadores e possibilitar a sua análise foram definidos as seguintes figuras de mérito:
- Índice de Produção Docente (IPC):
Calculado como IPC = n1 x 1,00 + n2 x 0,875 + n3 x 0,750 + n4 x 0,625 + n5 x 0,500 + n6 x 0,375 + n7 x 0,250 + n8 x 0,125;
onde n1, n2, ..., n8 são o número de artigos A1, A2, ..., B4 publicados no quadriênio.
- Índice de Produção Docente com Discente ou Egresso (IPC-DE):
Calculado como IPC = n1 x 1,00 + n2 x 0,875 + n3 x 0,750 + n4 x 0,625 + n5 x 0,500 + n6 x 0,375 + n7 x 0,250 + n8 x 0,125;
onde n1, n2, ..., n8 são o número de artigos A1, A2, ..., B4 publicados no quadriênio.
Observação: apenas publicações com discente ou egresso (titulado nos últimos cinco anos) são contabilizados.
- Índice de Titulação (IT):
Calculado como IT = (2,0 x ND + 1,0 x NM)/4;
onde ND e NM são o número de doutores titulados e mestres titulados no quadriênio, respectivamente.
- Média de Dísciplinas Ministradas por Ano (DA):
Calculado como DA = número de disciplinas ministradas no quadriênio / 4.
Observação: Deste indicador foram excluídas as disciplinas de Estágio em Docência e Estudo Dirigido.
- Índicador de Propriedade Intelectial (IPROP):
Calculado como IPROP = 2,0 x NPC + 0,25 x NPD + 0,5 x NPR + 0,1 x NPNR
onde NPC e NPD são o número de patentes concedidas e depositadas, respectivamente no quadriênio, e NPR e NPNR são o número de programas de computador com registro e sem registro, respectivamente, no quadriênio.
- H-index: número h de artigos publicados com pelo menos h citações cada um.
Observação: extraído na base de dados Scopus;
- Índice de Orientação (IORI):
Calculado como o número de orientandos de mestrado e doutorado no quadriênio.
- Média de titulados dos cursos de mestrado e de doutorado no quadriênio.
- Valor em R$ dos projetos assinados pelo PPMEC no quadriênio e sua distribiução entre as linhas de pesquisa.
- Número de bolsas de mestrado e doutorado contratadas a partir de projetos com financiamento externo.
Metodologia de Autoavaliação:
Com base nos indicadores propostos, foi adotada a seguinte metodologia de autoavaliação da qualidade da produção intelectual. A comissão de autoavaliação foi encarregada de realizar levantamentos de dados e análises com frequência semestral.
- No Scival foram criados grupos de pesquisa com os professores permanentes de cada quadriênio desde a criação do programa.
Responsável: Comissão de Autoavaliação.
- Realização de benchmarks entre os diversos programas da Área de Engenharias III e comparações com outros programas da Área de Engenharias III nota 4 e nota 5.
Responsável: Comissão de Autoavaliação.
- Acompanhamento através do sistema de gestão acadêmica da UnB (SIGAA) do número de teses e dissertações defendidas.
Responsável: Coordenação e secretaria acadêmica.
- Acompanhamento do número de vagas ofertadas em cada edital de seleção, assim como o número de doutores e mestres titulados a cada semestre.
Responsável: Coordenação e secretaria acadêmica.
- Aplicação de questionários aos discentes dos cursos de mestrado e doutorado relacionados com a qualidade das disciplinas e infraestrutura de pesquisa do programa.
Responsável pela aplicação: Secretaria acadêmica e Comissão de Autoavaliação.
- Acompanhamento de egressos a partir da aplicação de questionários online e da rede social Linked-in.
Responsável: Comissão de Autoavaliação.