Reporte de Autoavaliação Quadriênio 2021-2024
Data: 12 de março de 2025
Indicadores de desempenho adotados pelo PPMEC:
- Índice de Produção Docente (IPC):
Calculado como IPC = n1 x 1,00 + n2 x 0,875 + n3 x 0,750 + n4 x 0,625 + n5 x 0,500 + n6 x 0,375 + n7 x 0,250 + n8 x 0,125;
onde n1, n2, ..., n8 são o número de artigos A1, A2, ..., B4 publicados no quadriênio.
- Índice de Produção Docente com Discente ou Egresso (IPC-DE):
Calculado como IPC = n1 x 1,00 + n2 x 0,875 + n3 x 0,750 + n4 x 0,625 + n5 x 0,500 + n6 x 0,375 + n7 x 0,250 + n8 x 0,125;
onde n1, n2, ..., n8 são o número de artigos A1, A2, ..., B4 publicados no quadriênio.
Observação: apenas publicações com discente ou egresso (titulado nos últimos cinco anos) são contabilizados.
- Índice de Titulação (IT):
Calculado como IT = (2,0 x ND + 1,0 x NM)/4;
onde ND e NM são o número de doutores titulados e mestres titulados no quadriênio, respectivamente.
- Média de Dísciplinas Ministradas por Ano (DA):
Calculado como DA = número de disciplinas ministradas no quadriênio / 4.
Observação: Deste indicador foram excluídas as disciplinas de Estágio em Docência e Estudo Dirigido.
- Índicador de Propriedade Intelectial (IPROP):
Calculado como IPROP = 2,0 x NPC + 0,25 x NPD + 0,5 x NPR + 0,1 x NPNR
onde NPC e NPD são o número de patentes concedidas e depositadas, respectivamente no quadriênio, e NPR e NPNR são o número de programas de computador com registro e sem registro, respectivamente, no quadriênio.
- H-index: número h de artigos publicados com pelo menos h citações cada um.
Observação: extraído na base de dados Scopus;
- Índice de Orientação (IORI):
Calculado como o número de orientandos de mestrado e doutorado no quadriênio.
- Média de titulados dos cursos de mestrado e de doutorado no quadriênio.
- Valor em R$ dos projetos assinados pelo PPMEC no quadriênio e sua distribiução entre as linhas de pesquisa.
- Número de bolsas de mestrado e doutorado contratadas a partir de projetos com financiamento externo.
No quadriênio 2021 - 2024 o PPMEC contou com 19 professores permanentes.
No quadriênio 2021 - 2024, o PPMEC publicou 235 artigos em periódicos indexados e 217 artigos em conferências. No mesmo quadriênio foram depositadas 10 patêntes e 21 programas de computador.
No quadriênio de 2021 - 2024, foram ofertadas em média 42,75 vagas de mestrado por ano e 21,21 vagas de doutorado por ano. Desse total, foram ocupadas em média 37,25 vagas de mestrado por ano e 11,5 vagas de doutorado por ano. No mesmo quadriênio, o PPMEC titulou 43 mestres e 25 doutores, o que representa uma média anual de 10,75 mestres e 6,25 doutores no quadriênio. Com base nesses valores, a porcentagem de evasão de discentes do PPMEC é de 36,4% no curso de mestrado e 48.7% no curso de doutorado.
A seguir se apresenta um quadro resumo dos indicadores do programa com base na produção dos professores permanentes.
Tabela 1. Quadro resumo dos indicadores de desempenho PPMEC 2021 - 2024
Docente | IPC | IPC-DE | IT | DA | IPROP | h-index | IORI |
1 | 1,50 | 1,50 | 1,00 | 3,50 | 1,00 | 12,00 | 2,00 |
2 | 3,50 | 2,75 | 2,25 | 0,00 | 0,00 | 11,00 | 1,00 |
3 | 10,88 | 3,63 | 1,00 | 1,00 | 0,50 | 6,00 | 5,00 |
4 | 3,88 | 3,13 | 0,75 | 0,75 | 0,00 | 9,00 | 12,00 |
5 | 2,88 | 1,50 | 0,75 | 2,25 | 0,00 | 10,00 | 2,00 |
6 | 6,88 | 5,13 | 1,75 | 2,75 | 0,50 | 16,00 | 7,00 |
7 | 14,13 | 4,13 | 0,00 | 2,00 | 0,00 | 23,00 | 1,00 |
8 | 4,25 | 3,63 | 2,50 | 3,75 | 1,00 | 11,00 | 7,00 |
9 | 14,88 | 5,88 | 0,50 | 0,75 | 0,5 | 14,00 | 7,00 |
10 | 6,50 | 5,50 | 1,75 | 1,50 | 0,45 | 8,00 | 6,00 |
11 | 4,75 | 0,75 | 0,25 | 1,50 | 0,00 | 7,00 | 10,00 |
12 | 2,63 | 2,63 | 0,00 | 0,75 | 0,00 | 4,00 | 1,00 |
13 | 1,88 | 0,88 | 0,25 | 2,25 | 0,5 | 7,00 | 9,00 |
14 | 6,50 | 3,25 | 0,50 | 0,50 | 0,00 | 13,00 | 4,00 |
15 | 4,50 | 3,50 | 1,25 | 2,00 | 0,00 | 9,00 | 3,00 |
16 | 10,50 | 7,00 | 2,00 | 2,25 | 0,75 | 10,00 | 10,00 |
17 | 7,88 | 6,25 | 3,75 | 1,00 | 2,50 | 9,00 | 11,00 |
18 | 12,38 | 4,50 | 1,25 | 0,00 | 0,50 | 16,00 | 3,00 |
19 | 5,25 | 2,00 | 0,75 | 2,67 | 0,50 | 15,00 | 3,00 |
Média PPMEC | 6,61 | 3,59 | 1,17 | 1,80 | 0,45 | 11,05 | 5,47 |
Desvio padrão | 4,11 | 1,82 | 0,97 | 1,17 | 0,64 | 4,43 | 3,64 |
Com base no h-index, o h2-index do PPMEC é de 10, ou seja, o programa conta com pelo menos 10 docentes permanentes com h-index igual ou superior a 10.
Reporte Scival PPMEC 2021 - 2024:
Data: 12 de março de 2025
O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicos (PPMEC) conduz pesquisas nas áreas de mecânica, eletrônica, e computação que contribuem com o desenvolvimento de aplicações das Área de Avaliação das Engenharias III da Capes. Dentre essas aplicações, destaca-se a robótica, controle, energia, manufatura, materiais, instrumentação e sensoriamento de sistemas. O seguinte diagrama mostra as áreas de pesquisa das publicações realizadas pelo PPMEC no quadriênio 2021-2024.
As seguintes figuras mostram a evolução em número de publicaçãoes do PPMEC e a distribuição por quartis das publicaçãoes levantadas pelo Scival realizadas pelo PPMEC no quadriênio 2021-2024. Observa-se que mais da metade das publicações (52.8% do total) pertencem ao quartil superior. O índicador Field-Weighted Citation Impact no quadriênio foi de 0.83.
Quinze (15) publicações to PPMEC no quadriênio 2021 - 2024 foram realizadas no top 10% dos periódicos mais citados. Adicionalmente, cinquenta e quatro (54) publicações (27.4%) do PPMEC no quadriênio 2021 - 2024 foram realizadas no top 10% dos melhores períodicos segundo a métrica CiteScore.
Das publicações realizadas pelo PPMEC no quadriênio 2021 - 2024, setenta e uma (71) foram realizadas com cooperação internacional (25.6%), e 104 publicações (37.5%) contaram com colaboração nacional. Quinze publicações (5.4%) foram realizadas através de cooperação empresarial e industrial.
Procedimentos Adotados Após a Aplicação da Metodologia de Autoavaliação Durante o Quadriênio 2021-2024:
Durante o quadriênio, a comissão realizou sete coletas de dados e apresentou as análises ao Colegiado do Programa. As discussões permitiram adotar ações que são descritas a seguir:
- Instituição de uma Comissão de Divulgação do Programa: devido à baixa procura de discentes interessados em realizar pós-graduação, principalmente no nível de
doutorado, foi constituída uma comissão de divulgação do programa. Esta comissão se encarregou de realizar seminários periódicos divulgando as tecnologias e projetos
de pesquisa do programa. Um canal no youtube (https://www.youtube.com/channel/UC41ih2WYOCpLEWvCqQni7Fg) foi criado e alimentado para aumentar a visibilidade dos seminários. Adicionalmente, esta comissão está encarregada de divulgar os processos de seleção.
Responsáveis: Profa. Carla Anflor (presidente), Prof. Jones Yudi, e Prof. Marcelo Gonçalves. - Devido à dificuldade de acompanhar a carreira dos egressos, foi decidido criar uma página do programa no Linked-in, com o intuito de seguir a carreira dos mestres e doutores titulados. No primeiro dia de aula de cada turma ingressante, é solicitado aos discentes que se inscrevam no Linked-in.
Responsáveis: Comissão de Autoavaliação e Comissão de Divulgação do Programa. - Atualização dos critérios de credenciamento e recredenciamento de professores: no intuito de melhorar a qualidade das produções intelectuais, decidiu-se aumentar o valor necessário do número de artigos A1 equivalentes na entrada de novos docentes, assim como foi exigido que os docentes atuais tivessem produções com discentes e/ou egressos para fins de recredenciamento.
Responsável: Comissão do Programa. - Atualização dos critérios de seleção de bolsa: Visando melhorar a qualidade das teses e dissertações do programa, a resolução de atribuição de bolsa foi atualizada a fim de exigir que os discentes que solicitam bolsa realizem um mínimo de atividades acadêmicas e produções intelectuais.
Responsável: Comissão do programa. - Automação dos procedimentos relacionados aos discentes: a comissão decidiu criar planilhas e manuais de uso de formulários de forma a aumentar a automação dos diversos procedimentos acadêmicos. Exemplos disto são planilhas de seleção de bolsa, planilhas de seleção de propostas e projetos para financiamento de pesquisas atavés de editas internos da UnB e de chamadas do PPMEC, planilhas para o processo de registro acadêmico e ingresso ao programa.
Responsáveis: Secretária acadêmica e Coordenação do programa.