Reporte de Autoavaliação Quadriênio 2021-2024

Data: 12 de março de 2025


Indicadores de desempenho adotados pelo PPMEC:

  • Índice de Produção Docente (IPC):

Calculado como IPC = n1 x 1,00 + n2 x 0,875 + n3 x 0,750 + n4 x 0,625 + n5 x 0,500 + n6 x 0,375 + n7 x 0,250 + n8 x 0,125;

onde n1, n2, ..., n8 são o número de artigos A1, A2, ..., B4 publicados no quadriênio.

  • Índice de Produção Docente com Discente ou Egresso (IPC-DE): 

Calculado como IPC = n1 x 1,00 + n2 x 0,875 + n3 x 0,750 + n4 x 0,625 + n5 x 0,500 + n6 x 0,375 + n7 x 0,250 + n8 x 0,125;

onde n1, n2, ..., n8 são o número de artigos A1, A2, ..., B4 publicados no quadriênio.
Observação: apenas publicações com discente ou egresso (titulado nos últimos cinco anos) são contabilizados.

  • Índice de Titulação (IT): 

Calculado como IT = (2,0 x ND + 1,0 x NM)/4;
onde ND e NM são o número de doutores titulados e mestres titulados no quadriênio, respectivamente.

  • Média de Dísciplinas Ministradas por Ano (DA):

Calculado como DA = número de disciplinas ministradas no quadriênio / 4.
Observação: Deste indicador foram excluídas as disciplinas de Estágio em Docência e Estudo Dirigido.

  • Índicador de Propriedade Intelectial (IPROP): 

Calculado como IPROP = 2,0 x NPC + 0,25 x NPD + 0,5 x NPR + 0,1 x NPNR

onde NPC e NPD são o número de patentes concedidas e depositadas, respectivamente no quadriênio, e NPR e NPNR são o número de programas de computador com registro e sem registro, respectivamente, no quadriênio. 

  • H-index: número h de artigos publicados com pelo menos h citações cada um.

Observação: extraído na base de dados Scopus;

  • Índice de Orientação (IORI): 

Calculado como o número de orientandos de mestrado e doutorado no quadriênio.

  • Média de titulados dos cursos de mestrado e de doutorado no quadriênio.
  • Valor em R$ dos projetos assinados pelo PPMEC no quadriênio e sua distribiução entre as linhas de pesquisa.
  • Número de bolsas de mestrado e doutorado contratadas a partir de projetos com financiamento externo.

No quadriênio 2021 - 2024 o PPMEC contou com 19 professores permanentes.

No quadriênio 2021 - 2024, o PPMEC publicou 235 artigos em periódicos indexados e 217 artigos em conferências. No mesmo quadriênio foram depositadas 10 patêntes e 21 programas de computador. 

No quadriênio de 2021 - 2024, foram ofertadas em média 42,75 vagas de mestrado por ano e 21,21 vagas de doutorado por ano. Desse total, foram ocupadas em média 37,25 vagas de mestrado por ano e 11,5 vagas de doutorado por ano. No mesmo quadriênio, o PPMEC titulou 43 mestres e 25 doutores, o que representa uma média anual de 10,75 mestres e 6,25 doutores no quadriênio. Com base nesses valores, a porcentagem de evasão de discentes do PPMEC é de 36,4% no curso de mestrado e 48.7% no curso de doutorado.

A seguir se apresenta um quadro resumo dos indicadores do programa com base na produção dos professores permanentes.

Tabela 1. Quadro resumo dos indicadores de desempenho PPMEC 2021 - 2024

Docente IPC IPC-DE IT DA IPROP h-index IORI
1 1,50 1,50 1,00 3,50 1,00 12,00 2,00
2 3,50 2,75 2,25 0,00 0,00 11,00 1,00
3 10,88 3,63 1,00 1,00 0,50 6,00 5,00
4 3,88 3,13 0,75 0,75 0,00 9,00 12,00
5 2,88 1,50 0,75 2,25 0,00 10,00 2,00
6 6,88 5,13 1,75 2,75 0,50 16,00 7,00
7 14,13 4,13 0,00 2,00 0,00 23,00 1,00
8 4,25 3,63 2,50 3,75 1,00 11,00 7,00
9 14,88 5,88 0,50 0,75 0,5 14,00 7,00
10 6,50 5,50 1,75 1,50 0,45 8,00 6,00
11 4,75 0,75 0,25 1,50 0,00 7,00 10,00
12 2,63 2,63 0,00 0,75 0,00 4,00 1,00
13 1,88 0,88 0,25 2,25 0,5 7,00 9,00
14 6,50 3,25 0,50 0,50 0,00 13,00 4,00
15 4,50 3,50 1,25 2,00 0,00 9,00 3,00
16 10,50 7,00 2,00 2,25 0,75 10,00 10,00
17 7,88 6,25 3,75 1,00 2,50 9,00 11,00
18 12,38 4,50 1,25 0,00 0,50 16,00 3,00
19 5,25 2,00 0,75 2,67 0,50 15,00 3,00
Média PPMEC 6,61  3,59 1,17 1,80 0,45 11,05 5,47
Desvio padrão  4,11  1,82 0,97 1,17  0,64  4,43  3,64 

 

 

Com base no h-index, o h2-index do PPMEC é de 10, ou seja, o programa conta com pelo menos 10 docentes permanentes com h-index igual ou superior a 10.


 

IT_2021-2024.png

DA-2021-2024.png

IPROP_2021-2024.png

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Reporte Scival PPMEC 2021 - 2024:

Data: 12 de março de 2025

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicos (PPMEC) conduz pesquisas nas áreas de mecânica, eletrônica, e computação que contribuem com o desenvolvimento de aplicações das Área de Avaliação das Engenharias III da Capes. Dentre essas aplicações, destaca-se a robótica, controle, energia, manufatura, materiais, instrumentação e sensoriamento de sistemas. O seguinte diagrama mostra as áreas de pesquisa das publicações realizadas pelo PPMEC no quadriênio 2021-2024.


As seguintes figuras mostram a evolução em número de publicaçãoes do PPMEC e a distribuição por quartis das publicaçãoes levantadas pelo Scival realizadas pelo PPMEC no quadriênio 2021-2024. Observa-se que mais da metade das publicações (52.8% do total) pertencem ao quartil superior. O índicador Field-Weighted Citation Impact no quadriênio foi de 0.83.

scival_publicacoes_2021-2024.png

scival_quartis_2021-2024.png

scival_FWCI_2021-2024.png

Quinze (15) publicações to PPMEC no quadriênio 2021 - 2024 foram realizadas no top 10% dos periódicos mais citados. Adicionalmente, cinquenta e quatro (54) publicações (27.4%) do PPMEC no quadriênio 2021 - 2024 foram realizadas no top 10% dos melhores períodicos segundo a métrica CiteScore. 

 scival_top10_citations_2021-2024.png

 scival_top10_citescore_2021-2024.png

Das publicações realizadas pelo PPMEC no quadriênio 2021 - 2024, setenta e uma (71) foram realizadas com cooperação internacional (25.6%), e 104 publicações (37.5%) contaram com colaboração nacional. Quinze publicações (5.4%) foram realizadas através de cooperação empresarial e industrial.  

scival_international_publications_2021-2024.png


Procedimentos Adotados Após a Aplicação da Metodologia de Autoavaliação Durante o Quadriênio 2021-2024:

Durante o quadriênio, a comissão realizou sete coletas de dados e apresentou as análises ao Colegiado do Programa. As discussões permitiram adotar ações que são descritas a seguir:

  1. Instituição de uma Comissão de Divulgação do Programa: devido à baixa procura de  discentes interessados em realizar pós-graduação, principalmente no nível de
    doutorado, foi constituída uma comissão de divulgação do programa. Esta comissão se encarregou de realizar seminários periódicos divulgando as tecnologias e projetos
    de pesquisa do programa. Um canal no youtube (https://www.youtube.com/channel/UC41ih2WYOCpLEWvCqQni7Fg) foi criado e alimentado para aumentar a visibilidade dos seminários. Adicionalmente, esta comissão está encarregada de divulgar os processos de seleção. 
    Responsáveis: Profa. Carla Anflor (presidente), Prof. Jones Yudi, e Prof. Marcelo Gonçalves.
  2. Devido à dificuldade de acompanhar a carreira dos egressos, foi decidido criar uma página do programa no Linked-in, com o intuito de seguir a carreira dos mestres e doutores titulados. No primeiro dia de aula de cada turma ingressante, é solicitado aos discentes que se inscrevam no Linked-in.
    Responsáveis: Comissão de Autoavaliação e Comissão de Divulgação do Programa. 
  3. Atualização dos critérios de credenciamento e recredenciamento de professores: no intuito de melhorar a qualidade das produções intelectuais, decidiu-se aumentar o valor necessário do número de artigos A1 equivalentes na entrada de novos docentes, assim como foi exigido que os docentes atuais tivessem produções com discentes e/ou egressos para fins de recredenciamento.
    Responsável: Comissão do Programa.
  4. Atualização dos critérios de seleção de bolsa: Visando melhorar a qualidade das teses e dissertações do programa, a resolução de atribuição de bolsa foi atualizada a fim de exigir que os discentes que solicitam bolsa realizem um mínimo de atividades acadêmicas e produções intelectuais.
    Responsável: Comissão do programa.
  5. Automação dos procedimentos relacionados aos discentes: a comissão decidiu criar planilhas e manuais de uso de formulários de forma a aumentar a automação dos diversos procedimentos acadêmicos. Exemplos disto são planilhas de seleção de bolsa, planilhas de seleção de propostas e projetos para financiamento de pesquisas atavés de editas internos da UnB e de chamadas do PPMEC, planilhas para o processo de registro acadêmico e ingresso ao programa.
    Responsáveis: Secretária acadêmica e Coordenação do programa.