Este documento apresenta a versão atualizada do planejamento estratégico do PPMEC.
Nele estão contidas as estratégias do programa e suas articulações com o mapa estratégico da UnB para o período de 2023-2028, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual – bibliográfica e técnica.
Este planejamento estratégico foi atualizado à partir de reuniões de acompanhamento para avaliar o programa em termos de seus resultados precedentes e identificar as novas direções para o programa.
Esse documento é apresentado como um típico plano estratégico com missão, visão, valores, ações estratégicas, metas, indicadores. O documento é apoiado por uma planilha em que foi consolidado o planejamento e parte do entendimento ilustrado na figura

Basicamente, em função de uma declaração inicial de Missão, Visão e Valores (MVV), é desenvolvida uma análise de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (FOFA) na qual os decisores envolvidos no planejamento estratégico buscam identificar elementos para a construção do plano estratégico. Muitas vezes isso implica na revisão da Missão, Visão e Valores da organização, e a partir dessas novas definições, objetivos estratégicos são gerados e ações estratégicas, projetos, indicadores e elementos que serão apresentados adiante nesse texto.
A seguir apresentamos a análise FOFA do plano estratégico do PPMEC, onde pode-se observar que a da evolução tecnológica decorrida desde a criação do primeiro planejamento estratégico do PPMEC reforçou nossas forças e aumentou a demanda da sociedade nas temáticas tratadas pelo programa.
Sobre as Forças do programa foram identificados:
a) QUALIDADE DO CORPO DOCENTE: O corpo docente do PPMEC está em constante crescimento renovação e aumento de sua produtividade de maneira a divulgar e consolidar o conhecimento desenvolvido neste contexto multidisciplinar no qual o programa está inserido. Validando assim a qualidade e regularidade das orientações através da produção técnico científica. Boa parte da inserção nacional e internacional do programa é fortalecida pela atuação desses professores. Orientandos desses professores fizeram e têm feito estágios em instituições europeias no curso do doutorado. Exemplos são os egressos Evandro Leonardo Silva Teixeira e André Braga Sordi que fizeram mestrado no PPMEC e parte do doutorado na Universidade de Cranfield da Inglaterra e na Karlsruher Institut für Technologie da Alemanha no contexto de convênios dos seus respectivos orientadores Sadek Crisóstomo Absi Alfaro e Carlos Humberto Llanos. Esses exemplos ilustram a qualidade do corpo docente o PPMEC.
Além disso, através de seus docentes o PPMEC se mostra importante para a sociedade ao firmar importantes parcerias/ projetos de pesquisa com financiamento externo (CNPq, CAPES, FINEP, FAP-DF, Eletronorte, Repsol, Furnas, Fiat, Magnetti-Marelli, Hyundai, Petronas etc.), o que é um indicativo de que os professores do PPMEC têm apresentado consolidação e estão conseguindo fazer tal renovação de pessoas, temas de pesquisas e capacidade de captar recursos externos. Parcerias com grandes empresas como Petrobrás, Chevron, Eletronorte, Rockwell Automation e Fiat Automóveis são indicadores da boa inserção do corpo docente nos meios produtivos.
b) CAPACIDADE DE ATRAÇÃO E ENGAJAMENTO DE UM CORPO DISCENTE COM PERFIL ACADÊMICO DIVERSIFICADO: por natureza, a mecatrônica é uma área multidisciplinar caracterizada pela sinergia entre mecânica, elétrica/eletrônica e computação. O aumento do interesse pela ciência de dados na indústria e na academia recentemente tem atraído ainda mais atenção para o curso que está intrinsicamente ligado a aquisição e uso de dados na melhoria dos processos. O perfil diversificado do corpo docente, que agrega pesquisadores com formação básica e pós-graduação em mecânica, elétrica, mecatrônica e ciência da computação favorece o desenvolvimento de projetos de pesquisa multidisciplinares, o que facilita a atração e o engajamento de um corpo discente também diversificado. Isso é refletido nas temáticas de pesquisa do PPMEC que envolvem, em maior ou menor grau, essa sinergia atraindo alunos com formação básica em várias engenharias como engenharia mecânica, engenharia mecatrônica, engenharia elétrica, engenharia de software, engenharia física, ciências da computação, engenharia de produção, matemática, física, etc. Este aspecto é comprovado pelo fato do PPMEC estar entre os 10 programas de pós-graduação mais procurados por estrangeiros da UnB. De maneira particular, recebemos sistematicamente alunos colombianos que procuram nosso programa em virtude dos diferentes alunos de mestrado e doutorado daquele país que já conquistaram sucesso profissional após a realização de pós-graduação no PPMEC.
c) EXCELENTE INFRAESTRUTURA DE ENSINO E PESQUISA: comparativamente a outros programas de pós-graduação na área de Mecatrônica, no Brasil e no exterior, o PPMEC dispõe de uma infraestrutura laboratorial bastante adequada. Todas as linhas de pesquisa do PPMEC dispõem de infraestrutura adequada para desenvolvimento de suas pesquisas. Nas quatro avaliações trienais o PPMEC recebeu nota Muito Bom em infraestrutura de ensino e pesquisa, o que, se por um lado atesta a boa infraestrutura, sucinta a necessidade de melhoria para atingir o grau máximo de pontuação nesse aspecto. Importante mencionar que, a infraestrutura foi reforçada especialmente na área de manufatura aditiva e na parte de nanomateriais, esta última através de investimento de mais de R$15.000.0000,00 (quinze milhões de reais) da empresa Petronas através de cláusula de P&D da ANP.
d) FORTE INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE E CAPACIDADE DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS: devido à multidisciplinaridade das linhas de pesquisa e o forte engajamento do corpo docente, o PPMEC tem sido capaz de captar recursos das mais diversas fontes, como empresas do setor elétrico pelo Fundo Setorial de Energia Elétrica, empresas da área de informática pela Lei da Informática, do setor de transportes pelo SENAT/Instituto de Transporte e Logística, da área de petróleo como Petrobrás, Chevron e Repsol além de um forte histórico de captação de recursos junto aos órgãos de fomento oficiais como CNPq, CAPES, FINEP, FAP-DF. Ultimamente, iniciativas têm sido estabelecidas para a captação de recursos de empresas envolvidas com a EMBRAPII, através de parceria com a Unidade EMBRAPII da USP de São Carlos, Instituto de Física.
e) LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA: nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste o PPMEC é um dos poucos que oferece formação strictu sensu na área de Mecatrônica, o que o torna bastante atrativo aos alunos dessas regiões. Permitindo assim a seleção de alunos de excelência. Além disso em seus dezoito anos de existência, constata-se uma crescente participação de bons alunos estrangeiros que são fruto do sucesso dos egressos do PPMEC como professores em diferentes universidades na América do Sul e Central, principalmente na Colômbia.
Do ponto de vista dos pontos que vêm sendo melhorados, tem-se o seguinte:
a) ALTA MOBILIDADE DE PROFESSORES DO PROGRAMA PARA OUTRAS INSTITUIÇÕES – Considerando o quadro de professores permanentes do programa, o PPMEC vem sendo forçado a renovar o seu quadro de professores com uma frequência maior que o usual, devido ao assédio dos mesmos por outras instituições. Em relação ao quadriênio anterior além de 2 saídas por motivos naturais, teve-se 3 saídas de professores para outras instituições em outros países. Representando mais de 25% do quadro de professores do programa tendo sido substituído. Isto mostra por um lado interesse internacional pelo conhecimento e tematica do PPMEC, mas por outro coloca a questão de como reter tais talentos, através de um ambiente mais favoravél ao desenvolvimento de suas pesquisas no PPMEC e de maneira geral na UnB.
b) BAIXA QUANTIDADE DE PUBLICAÇÕES COM DISCENTES – Esse elemento diz respeito à baixa publicação dos discentes egressos do Programa. Também esse fator foi analisado com relação à avaliação anterior onde apesar da maior parte das publicações com os alunos estarem nos estratos qualificados foi julgado a quantidade insuficiente. Basicamente percebeu-se que os discentes não eram solicitados ou obrigados a publicar seus trabalhos antes da conclusão dos seus graus de mestres e, especialmente, de doutor, o que implicava em poucas publicações dos trabalhos desenvolvidos quando os discentes não migravam para a carreira acadêmica, mas sim para a indústria ou ainda para órgãos do Governo. Este ponto foi remediado e encontra-se em clara evolução à partir das novas normas adotadas pelo programa.
Do ponto de vista das oportunidades que têm sido exploradas para um programa com o escopo do PPMEC, tem-se:
a) FLUXO FINANCEIRO DE INCENTIVOS À PESQUISA APLICADA – há uma tendência por parte do Governo federal e acompanhada pelos governos estaduais a exemplo do Distrito Federal, de reduzir o fomento à pesquisa por demanda espontânea, mediante a qual o pesquisador propõe projetos de pesquisa para disputar fomento das agências mais tradicionais no Brasil, a saber, CAPES e CNPq. Esse formato tem sido compreendido nos últimos anos como negativo do ponto de vista de não estar baseado em uma estratégica de desenvolvimento científico e tecnológico. De maneira geral, o resultado eram muitos projetos desconexos e com baixa sinergia em seus resultados. A tendência atual é abrir editais cuja participação deva se dar em um consórcio entre Universidades em parceria, ou ainda uma única Universidade, e empresas públicas ou privadas que participam do edital trazendo problemas reais de sua operação produtiva, e eventualmente participando com um percentual do financiamento. Esse tipo de financiamento é a base da operação da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial) e tem sido aplicada com sutis diferenças no programa MOVER, vinculada à cadeia automotiva. De uma maneira geral, as FAPs têm seguido o mesmo caminho, o que já tem se refletido nos últimos editais da FAP-DF, por exemplo. Como o PPMEC tem uma tradição de realizar pesquisa aplicada, essa transição no fomento à pesquisa está sendo explorada como uma oportunidade.
b) EVOLUÇÃO DO AMBIENTE ECONÔMICO (TRANSFORMAÇÃO DIGITAL) – outra tendência forte que tem um impacto significativo no aspecto da mecatrônica é a transformação digital, ou indústria 4.0. Basicamente, a indústria 4.0 consiste em uma ampla utilização de tecnologias digitais como o big data, analytics, inteligência artificial, robótica, realidade aumentada, realidade virtual, manufatura aditiva e internet das coisas, no ambiente produtivo. Quando se fala em ambiente produtivo não se está limitando a aplicação dessas tecnologias ao ambiente fabril, pois essas tecnologias tem sido usadas em empresas das áreas de serviços de maneira muito contundente, desde centros de distribuição logística, até aeroportos, hospitais, bancos, supermercados, parques de entretenimento etc. Tais tecnologias tem na mecatrônica uma das suas principais bases tecnológicas e isso traz um potencial sinequanon para os programas de pós-graduação em geral que estão focados nessa temática.
Quanto às ameaças, tem-se:
a) REDUÇÃO DE RECURSOS PARA PESQUISA POR DEMANDA ESPONTÂNEA – da mesma forma que é uma oportunidade, o ambiente institucional proporcionado pela redução de recursos para demanda espontânea pode limitar a inserção de pesquisadores, especialmente aqueles vinculados a problemas mais teóricos como o desenvolvimento de malhas de controle, ou pesquisas mais básicas em robótica, ou ainda os jovens doutores que não tem os contatos necessários ao desenvolvimento de pesquisas com empresas por simplesmente não terem um histórico de trabalhar nessas interações.
b) DIFICULDADE INSTITUCIONAL NO TRÂMITE DE PROJETOS COM EMPRESAS – a Universidade de Brasília, seja por sua localização na sede administrativa do Governo brasileiro, seja pela sua própria formação multidisciplinar e baseada na integração das áreas de humanas e sociais com as engenharias, em que cursos como o Direito, as Ciências Sociais e a Educação estão entre os melhores do Brasil e do mundo, traz à pauta uma série de elementos que resultam em prazos mais demorados para a contratação de projetos, especialmente com empresas, que Universidades em áreas onde já há uma tradição de realizar projetos em parcerias com empresas. Como há uma transição do fomento de uma demanda mais espontânea e baseada no financiamento por agências com enfoque científico, e via de regra, gerenciada por cientistas como CAPES e CNPq, para o fomento via agências mais próximas do mundo empresarial como a EMBRAPII, prazos mais demorados para a contratação de projetos podem implicar em perda de recursos. De uma maneira geral, os prazos são determinados pela instrução processual dos projetos de interação com empresas, e tais procedimentos são comumente consolidados em resoluções de trabalho nas Universidades de uma maneira geral, e na UnB particularmente.
Considerando essa analisar os pontos fortes e fracos do programa, passou-se a revisar a declaração de MVV, a qual é apresentada a seguir.
Missão
O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicos (PPMEC) é um programa de pós-graduação que possui a seguinte missão em seu planejamento estratégico:
“Promover a excelência acadêmica na formação de mestres e doutores e disseminar os conhecimentos científicos e tecnológicos nas áreas correlatas à engenharia mecatrônica que tenham potencial de aplicação econômica, social e ambiental, nos âmbitos regional e nacional”.
Dessa maneira o Programa tem seu foco na inserção regional e nacional reconhecendo seu histórico de destaque nesse sentido e se adequando para enfrentar os novos desafios de interesse da sociedade no que tange a área da mecatrônica.
Nesse contexto o programa integra temáticas que são especificas da engenharia mecânica e produção tais como a dinâmica de corpos rígidos, mecânica dos fluidos, materiais, desenvolvimento de produto, gestão de projeto etc. com conceitos de outras áreas das engenharias tais como inteligência artificial, sistemas embarcados e teoria de controle afim de formar profissionais com uma visão interdisciplinar capaz de trazer soluções inovadoras aos desafios da Pesquisa e Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.
Visão
Desta maneira o PPMEC traz a seguinte visão em seu planejamento estratégico:
“Desenvolver pesquisa aplicada nas áreas da mecatrônica com temas de impacto regional enfatizando, mas não se limitando, a problemas das regiões Centro-Oeste e Norte que se relacionem com o estado da arte das tecnologias que integram a engenharia mecatrônica.”
Desta maneira se busca a inserção na sociedade de seus egressos e seu consequente impacto nacional através destes e da pesquisa desenvolvida em temas de relevância regional e nacional. Observando a excelência acadêmica com pesquisas relevantes ao estado da arte e a consequente interação com a pesquisa de ponta desenvolvida a nível internacional.
Valores
Para alcançar e consolidar estas missão e visão, o PPMEC se pauta nos seguintes valores:
- Comprometimento, compromisso e ética na formação de mestres e doutores de excelência.
- Ética no desenvolvimento e na divulgação dos resultados gerados.
- Estímulo ao intercâmbio com a sociedade na resolução de problemas concretos
- Busca da excelência na execução das atividades com foco em resultados
É importante ressaltar que a missão e visão do programa são totalmente aderentes a missão e visão da UnB contido no site institucional (site: https://planejamento.unb.br/images/Central_de_Conte%C3%BAdos/Plano_de_Metas_e_Iniciativas_Estratgicas_PDI_UnB_2023_2028.pdf):
Missão da UnB
“Ser uma universidade inovadora e inclusiva, comprometida com as finalidades essenciais de ensino, pesquisa e extensão, integradas para a formação de cidadãs e cidadãos éticos e qualificados para o exercício profissional e empenhados na busca de soluções democráticas para questões nacionais e internacionais, por meio de atuação de excelência.”
Visão da UnB
“Ser referência nacional de excelência em ensino, pesquisa, extensão e inovação, com inserção local, regional e internacional, inclusiva, diversa, inovadora, transparente e democrática, comprometida com a gestão efetiva, a qualidade de vida, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável.”
Em função dessa análise, para o quadriênio que se segue, os seguintes objetivos foram traçados para o Programa:
Objetivo geral
Consolidar o PPMEC como opção de excelência acadêmica nos contextos regionais de Norte e Centro-Oeste do Brasil, assim como no contexto sul-americano atraindo talentos para a pesquisa nos níveis de mestrado e doutorado.
Objetivos específicos
- desenvolver projetos que tragam resultados econômicos, sociais e ambientais no contexto brasileiro.
- desenvolver projetos com impacto regional e sul-americano em suas linhas de pesquisa que agreguem os professores que fazem parte do Programa.
- desenvolver projetos com destaque internacional que garantam que as pesquisas do PPMEC estão alinhadas com o estado da arte nas tecnologias mecatrônicas.
- estabelecer gestão baseada em indicadores que reflitam os objetivos traçados para o programa.