Estratégia

Estratégia de Autoavaliação do PPMEC

Escopo da autoavaliação

O programa de Pós-Graduação em Sistemas mecatrônicos (PPMEC) instituiu em outubro de 2021 uma Comissão de Autoavaliação composta por três ex-coordenadores. O escopo da Comissão de Autoavaliação é o seguinte:

  1. Levantamento e acompanhamento de métricas e metodologias para avaliar a qualidade das teses e dissertações;
  2. Levantamento e acompanhamento de métricas e metodologias para avaliar a evasão discente;
  3. Levantamento e acompanhamento de métricas e metodologias para avaliar a produção intelectual e técnica do programa;
  4. Proposta de metodologias para acompanhamento de egressos;
  5. Proposta de ações e procedimentos a serem executados com indicação dos responsáveis pela sua execução

Ferramentas

A comissão de autoavaliação adotou as seguintes ferramentas para acompanhamento da qualidade da produção intelectual:

  1. Sistema de gestão de informações da UnB (SIGAA);
  2. Ferramenta Scival (Scopus);
  3. Planilha de classificação de periódicos Qualis Capes 2017-202;
  4. Plataforma CV Lattes;
  5. Microdados do programa obtidos através da plataforma Sucupira;
  6. Questionários para discentes, egressos e corpo técnico, assim como acompanhamento de carreira de egressos pela rede social Linked-In.

Indicadores

Os índicadores de autoavaliação para acompanhamento da qualidade da produção intelectual adotados foram os seguintes:
  1. Número de publicações em cada Quartil Scopus, e em cada estrato Qualis Capes;
  2. Número de citações das produções intelectuais;
  3. Índice h dos professores permanentes e índice h2 do programa;
  4. Número de projetos com financiamento externo;
  5. Cooperação internacional, nacional e corporativa do programa. Este indicador foi medido com base no número de publicações com grupos internacionais, nacionais e com empresas;
  6. Número de patentes depositadas e concedidas;
  7. Número de programas de computador com e sem registro.
Para o levantamento desses indicadores e possibilitar a sua análise foram definidos as seguintes figuras de mérito:
  • Índice de Produção Docente (IPC):
    Calculado como IPC = n1 x 1,00 + n2 x 0,875 + n3 x 0,750 + n4 x 0,625 + n5 x 0,500 + n6 x 0,375 + n7 x 0,250 + n8 x 0,125; onde n1, n2, …, n8 são o número de artigos A1, A2, …, B4 publicados no quadriênio.
  • Índice de Produção Docente com Discente ou Egresso (IPC-DE):
    Calculado como IPC = n1 x 1,00 + n2 x 0,875 + n3 x 0,750 + n4 x 0,625 + n5 x 0,500 + n6 x 0,375 + n7 x 0,250 + n8 x 0,125; onde n1, n2, …, n8 são o número de artigos A1, A2, …, B4 publicados no quadriênio. Observação: apenas publicações com discente ou egresso (titulado nos últimos cinco anos) são contabilizados.
  • Índice de Titulação (IT):
    Calculado como IT = (2,0 x ND + 1,0 x NM)/4; onde ND e NM são o número de doutores titulados e mestres titulados no quadriênio, respectivamente.
  • Média de Dísciplinas Ministradas por Ano (DA):
    Calculado como DA = número de disciplinas ministradas no quadriênio / 4. Observação: Deste indicador foram excluídas as disciplinas de Estágio em Docência e Estudo Dirigido.
  • Índicador de Propriedade Intelectial (IPROP):
    Calculado como IPROP = 2,0 x NPC + 0,25 x NPD + 0,5 x NPR + 0,1 x NPNR onde NPC e NPD são o número de patentes concedidas e depositadas, respectivamente no quadriênio, e NPR e NPNR são o número de programas de computador com registro e sem registro, respectivamente, no quadriênio.
  • H-index: número h de artigos publicados com pelo menos h citações cada um.
    Observação: extraído na base de dados Scopus;
  • Índice de Orientação (IORI):
    Calculado como o número de orientandos de mestrado e doutorado no quadriênio.
  • Média de titulados dos cursos de mestrado e de doutorado no quadriênio.
  • Valor em R$ dos projetos assinados pelo PPMEC no quadriênio e sua distribiução entre as linhas de pesquisa.
  • Número de bolsas de mestrado e doutorado contratadas a partir de projetos com financiamento externo.

Metodologia de Autoavaliação:

Com base nos indicadores propostos, foi adotada a seguinte metodologia de autoavaliação da qualidade da produção intelectual. A comissão de autoavaliação foi encarregada de realizar levantamentos de dados e análises com frequência semestral.
  1. No Scival foram criados grupos de pesquisa com os professores permanentes de cada quadriênio desde a criação do programa.
    Responsável: Comissão de Autoavaliação.
  2. Realização de benchmarks entre os diversos programas da Área de Engenharias III e comparações com outros programas da Área de Engenharias III nota 4 e nota 5.
    Responsável: Comissão de Autoavaliação.
  3. Acompanhamento através do sistema de gestão acadêmica da UnB (SIGAA) do número de teses e dissertações defendidas.
    Responsável: Coordenação e secretaria acadêmica.
  4. Acompanhamento do número de vagas ofertadas em cada edital de seleção, assim como o número de doutores e mestres titulados a cada semestre.
    Responsável: Coordenação e secretaria acadêmica.
  5. Aplicação de questionários aos discentes dos cursos de mestrado e doutorado relacionados com a qualidade das disciplinas e infraestrutura de pesquisa do programa.
    Responsável pela aplicação: Secretaria acadêmica e Comissão de Autoavaliação.
  6. Acompanhamento de egressos a partir da aplicação de questionários online e da rede social Linked-in.
    Responsável: Comissão de Autoavaliação.
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