O PPMEC tem buscado manter convênios e acordos com instituições de ensino e pesquisa estrangeiras envolvendo intercâmbio de pesquisadores e de alunos de ambas as partes. Estas parcerias científicas têm gerado oportunidade de visitas técnicas de professores e alunos a instituições no exterior, nas formas de doutorados sanduíche, estágios de curta duração, assim como pós-doutorados de docentes. Algumas dessas cooperações são descritas a seguir:
1) Acordo de cotutela e doutorado Sanduíche com a Universidade de Nice – UCA:
Acordo de Doutorado Sanduíche na Universidade de Nice – França, por intermédio dos professores João Paulo Lustosa (PPMEC – UnB), Gérard Favier (Universidade de Nice – UCA) e Vicente Zarzoso (Universidade de Nice – UCA), onde dois alunos de doutorado do PPMEC – UnB com formatura prevista para abril de 2021, realizaram doutorado sanduíche na França financiado pela CAPES através do programa CAPES-COFECUB onde residiam na França pelo período de 1 ano e meio. Publicações: Até o momento, foram publicados 2 artigos de conferência internacional e 2 artigos de periódicos encontram-se em processo de revisão.
O aluno de co-tutela não foi até o final de seu processo, mas o contato foi feito e está ativo.
2) Intercâmbio de Aluno de Doutorado: Doutorado sanduíche do aluno de doutorado Vinicius Rafael de Freitas na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) com bolsa da Capes para realização de pesquisas em técnicas de otimização para extração de petróleo e gás.
3) Cooperação com a Hamm-Lippstadt University of Applied Sciences (HSHL), Alemanha, no grupo de pesquisa do Professor João Paulo Javidi da Costa o qual realiza pesquisas de fusão sensorial de câmeras e radares automotivos com comunicação 5G: Intercâmbio de 1 aluno de doutorado do PPMEC (Mario Pastrana) no período de 6 meses na Universidade HSHL, com financiamento da Capes no contexto de doutorado sanduíche.
4) Parceria com o RWTH de Aachen, Alemanha, com financiamento de EMBRAPII (no Brasil) e CORNET (Alemanha) na área de controle de qualidade usando técnicas de realidade aumentada, envolvendo os conceitos de Indústria 4.0. Além disso, a aplicação de abordagens de mineração de processos a processos físicos é foco da pesquisa. Atenção especial é dada à aceitação e facilidade de uso da proposta “design centrado no usuário”, bem como acessibilidade para as SMEs (“low-cost hardware components”). Esta parceria é coordenada pelo Prof. Sanderson Barbalho (PPMEC) e tem como integrante o Prof. Carlos Humberto Llanos (PPMEC) e envolveu quatro alunos de mestrado e doutorado do programa. Atualmente outras iniciativas estão sendo estabelecidas no escopo dessa parceria.
5) Universidad del Valle (UNIVALLE, Cali, Colômbia). O professor Carlos Humberto Llanos (que fez graduação na Univalle), tem feito visitas técnicas ao Departamento de Engenharia Elétrica da Univalle. Neste sentido, a colaboração está sendo realizada com o Prof. Alvaro Bernal Noroña, na área de projeto de sistemas embarcados.
6) Universidade del Cauca (Unicauca, Popayán, Colômbia): este convênio de colaboração vem sendo executado desde a criação do PPMEC, onde alunos provenientes de dita universidade colombiana têm se formado nos níveis de mestrado e doutorado no nosso Programa. Os contatos naquela universidade são os professores Sonia Gaona (Engenharia Física) e Paulo Jojoa (Engenharia Eletrônica). Deve ser salientado que 3 alunos de doutorado formados no PPMEC (com graduação na Unicauca) são agora professores da UnB (Campus da FGA) e atuantes em tarefas de pesquisa no PPMEC mantendo os laços com sua instituição de origem e atraindo alunos para o programa.
7) Universidade de Bochum (Alemanha). O Prof. Michael Huebner tem tido uma colaboração especial com o PPMEC desde 2004, através de convênios de colaboração CAPES/CNPq/DAAD, tendo realizado várias visitas técnicas ao grupo de Sistemas Embarcados do PPMEC (Laboratório LEIA). Como fruto desta colaboração o Prof. Jones Y. da Silva (com mestrado no PPMEC e hoje orientador do PPMEC) fez seu doutorado naquela universidade alemã. Novos contatos estão em andamento nessa parceria.
8) Universidade KIT (Karlsruhe Institute of Technology, da Alemanha): esta colaboração também tem sido histórica para o PPMEC. O convênio de colaboração foi realizado com o ITIV (Institute for Information Processing Technology), liderado pelo prof. Jurgen Becker. Entretanto, esta parceria foi iniciada com o Prof. Reiner Hartenstein em 2011 (Kaiserslautern University, Alemanha) e rapidamente estendida para o KIT (o Prof. Becker foi aluno de doutorado do prof. Hartenstein). Nesta primeira fase da colaboração foram feitas 4 visitas do prof. Carlos Humberto Llanos para o ITIV-KIT. Adicionalmente, 5 alunos de doutorado do Prof. Becker (ITIV-KIT) vieram para o Laboratório de Sistemas Embarcados do PPMEC (LEIA) para dar seminários e trabalhar com os alunos de mestrado e doutorado do nosso programa. Por outro lado, informamos que 2 alunos de doutorado do PPMEC já formados (Janier Arias Garcia e Camilo Sánchez Ferreira) fizeram um estágio de 3 meses em dita instituição (ITIV-KIT, em 2014), financiados pelo governo da Alemanha, durante suas pesquisas de doutorado. O Dr. Janier é agora professor do Departamento de Eletrônica da UFMG, e o Dr. Camilo é professor da Universidad del Cauca (Unicauca, Popayán Colômbia). Finalmente, em 2019 o prof. Carlos Humberto Llanos (PPMEC) fez um pós-doutorado no KIT de 12 meses com bolsa da FAPDF. Neste contexto, 2 alunos seus (Marlon Soudré e Jessé Barreto) fizeram visitas técnicas para o ITIV-KIT (em 2020) gerando novos conhecimentos e resultados promissores para o grupo. Com o falecimento do professor Carlos Llanos estão sendo desenhadas novas formas de interação com a Universidade.
9) Instituto Royal de Tecnologia – KTH (Departamento de Sistemas Eletrônicos e Embarcados, Suécia): entre março de 2016 e fevereiro de 2017, o professor Daniel Mauricio Muñoz Arboleda fez um pós-doutorado no KTH, Suécia, sendo recebido pelo Prof. Ingo Sander. O pós-doutorado foi financiado pelo CNPq, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e a empresa Saab ab. Como resultado dessa colaboração tem-se o estabelecimento de uma cooperação acadêmica para desenvolvimento de tecnologias que envolvem sistemas dinamicamente reconfiguráveis e sensores distribuídos usando fibra óptica. Um aluno de mestrado e um aluno de doutorado do PPMEC, através de seus projetos de pesquisa, têm continuado o desenvolvimento de metodologias e ferramentas no âmbito de sistemas dinamicamente reconfiguráveis com produção de artigos em conferências internacionais.
10) Escola Superior de Sant’Anna (Instituto de Bio-robótica, Itália): através da parceria com o Professor Helon Hultman Ayala (Departamento de Engenharia Mecânica, PUC-RJ), um aluno de doutorado do PPMEC, orientado pelo Prof. Daniel Mauricio Muñoz Arboleda, foi aprovado para realizar uma visita técnica no laboratório de mãos robóticas do Instituto de Bio-robótica da Escola Superior de Sant’Anna, Pisa, Itália, sendo recebido pelo Prof. Christian Cipriani. Como resultado dessa colaboração com o grupo de pesquisa italiano, foram desenvolvidos sistemas dinamicamente reconfiguráveis de técnicas de aprendizagem de máquina para controle de próteses de mão usando uma interface miocinética. Os recursos para essa colaboração foram concedidos pela FAPDF. Até o momento duas publicações em periódico Qualis A1 foram realizadas no âmbito desta colaboração.
11) O PPMEC tem recebido alunos da Universidad de Pamplona, Colômbia, inicialmente para a realização de pesquisas de até três meses nos laboratórios do programa e os melhores alunos tem sido posteriormente selecionados como discentes de de mestrado e doutorado. Por exemplo, os discentes de mestrado Brayan Figueroa, Jose Mendoza Peñaloza e Mario Pastrana (atualmente aluno de doutorado) fizeram inicialmente um período de pesquisa de 3 meses durante a sua graduação.
12) Durante o quadriênio 2021-2024, o Programa participou em dois semestres do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), através da qual foram inscritos 4 candidatos da Asia, Africa, Latinoamérica e do Oriente médio. O Programa selecionou o Eddie Vargas, de nível de mestrado, oriundo da Colômbia, com bolsa Capes. Adicionalmente, durante o quadriênio, o PPMEC participou do Programa Capes Move La America para estágios e visitas curtas.