HISTÓRICO

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicos – PPMEC - foi implantando no Departamento de Engenharia Mecânica – ENM - da Universidade de Brasília - UnB - em 2003, com iniciou do curso de Mestrado Acadêmico no segundo semestre deste ano. Em 2007 passou pela primeira avaliação da CAPES passando da nota 3 (Regular) para 4 (Bom). Com isso, em 2008, foi implantado o curso Doutorado. Na segunda (2010) e na terceira (2013) avaliações da CAPES o PPMEC manteve a nota 4.

Inicialmente, o PPMEC tinha três linhas de pesquisa: Automação e Controle de Processos de Fabricação; Sistemas Robóticos - Sensoriamento e Veículos Autônomos; Materiais Compósitos e Funcionais. Em decorrência da consolidação de algumas linhas de pesquisa e da diversificação de perfis do corpo docente em seus dez anos de existência, o PPMEC implementou em fevereiro de 2014 um modernização de suas linhas de pesquisa: Controle, Automação e Instrumentação; Sistemas Robóticos; Sistemas Embarcados e Sistemas Inteligentes; Materiais Inteligentes e Materiais Funcionais; Engenharia de Produtos Mecatrônicos.

OBJETIVOS

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicos (PPMEC) do Departamento de Engenharia Mecânica (ENM), Faculdade de Tecnologia (FT), da Universidade de Brasília (UnB) visa (i) aprofundar os conhecimentos adquiridos por graduados e pós-graduados em Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Ciências da Computação ou áreas afins, nos níveis de Mestrado Acadêmico e de Doutorado, para atuação em pesquisa científica, no desenvolvimento de tecnologia e na docência, (ii) produzir novos conhecimentos em áreas relacionadas a Sistemas Mecatrônicos e (iii) divulgá-los através dos meios apropriados.

No curso de Mestrado Acadêmico, o Programa tem como objetivo a introdução do profissional na metodologia científica, visando a análise de problemas correlatos a Sistemas Mecatrônicos e à pesquisa de soluções para os mesmos, habilitando-o a compreender e a aplicar com eficiência os conceitos e as tecnologias mais recentes na área e em suas áreas correlatas. No curso de Doutorado, o Programa tem como objetivo a formação de profissionais capazes de interferir sobre o estado da arte em Sistemas Mecatrônicos, tornando-o um produtor de novos conhecimentos.

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicos – PPMEC - foi implantando no Departamento de Engenharia Mecânica – ENM - da Universidade de Brasília - UnB - no segundo semestre de 2003, com iniciou do curso de Mestrado Acadêmico. Em 2006 passou pela primeira avaliação da CAPES passando da nota 3 (Regular) para 4 (Bom). Com isso, em 2008, foi implantado o Doutorado. Na segunda  (201) e na terceira (2013) avaliações da CAPES o PPMEC manteve a nota 4. Atualmente, o programa está implementando uma série de medidas no sentido não somente de consolidar a nota 4, mas também vislumbrar uma evolução de seus indicadores na próxima avaliação.

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicos - PPMEC - da Universidade de Brasília, com cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, iniciou suas atividades em 2003 com o mestrado acadêmico, e em 2008 com o doutorado. O objetivo do PPMEC é possibilitar o desenvolvimento de conhecimentos aprofundados, conseqüentes de investigação científica e tecnológica.